VIKINGS 4ª TEMPORADA EPISÓDIO 15

STAR WARS UMA HOMENAGEM A PRINCESA LEIA:

VIKINGS 4ª TEMPORADA EPISÓDIO 14

VIKINGS EP15 E 16 - MATÉRIA ATUALIZADA:

4 de out. de 2012

Prometheus - análise do filme

 SEÇÃO FILMES FANTASIA E FICÇÃO  





 SEÇÃO LANÇAMENTO DOS DOIS ÚLTIMOS MESES EM DVD E BLU-RAY









 Prometheus é um dos lançamentos de destaque em dvd e blu-ray para o mês de outubro (2012). E a Mago Filmes RD.Z teve o privilégio de assistir a este filme já alguns dias atrás antes de encerrar setembro. O que vamos mencionar aqui é mais do que um análise, e sim um conhecimento amplo daquilo que passa por despercebido pela maioria do que aparece no filme sem uma certa explicação. Caso você preferir ver o filme primeiro, veja para depois ler essa matéria no qual será fundamental para tirar suas duvidas de uma vez por todas.




 Parte 1 - Um começo meio que inexplicável mas agora já explicado  


 O filme já é iniciado com uma cena mais do que estranha - onde o Space Jockey, O Engenheiro (o ser extraterrestre careca) bebe um líquido e se desintegra caindo numa cachoeira. 
 Quando vi isso me perguntei o seu significado? Afinal de contas não sou um fã do Universo de Alien, e sim somente alguém que estava vendo o filme. Já que neste filme nada foi explicado ao longo da história senão a busca pela origem da, humanidade. Ah, certo aí está resposta: o DNA do Space Jockey morto desencadeou numa reação biogenética, onde mais tarde veremos ser restos do DNA humano utilizado neles, na criação de um planeta chamado Terra. 
E buscando por fontes comprovamos que isso é uma verdade, pois o diretor do filme Prometheus, Ridley Scott, quis implantar a ideia de que um dos humanóides Space Jockeys foi o responsável pela origem da vida na Terra - ao se sacrificar e ter suas partículas orgânicas misturadas com a água. A partir dessa realidade  de ficção a história leva um grupo de personagens para uma expedição onde chegam a lua de um planeta chamado LV-223, que veio a ser encontrado graças ao mapa arqueológico criado por civilizações antigas. 


 Como observação: não nego que é uma cena muito esquisita ver o Space Jockey sendo desintegrado ao tomar o líquido. Realmente é uma ideia que fica pendendo por uma resposta não em texto, mas sim explicada dentro do filme.




 Parte 2 -  No futuro


 A história após a morte do Space Jockey na cachoeira, segue para o ano de 2089, onde os arqueólogos, Elizabeth Shaw (que é a principal personagem do filme) e Charlie Holloway acham um mapa estelar entre várias culturas humanas antigas desconexas uma das outras. Eles entendem isso como um convite dos Engenheiros para com eles - pura ingenuidade.




 Peter Weyland, o CEO de Weyland Corporation, patrocina uma expedição científica com a nave Prometheus seguindo o mapa para a lua distante LV-223. A tripulação da nave viaja num sono criogênico enquanto o andróide David monitora a viagem e ao mesmo tempo estuda linguística e culturas humanas.
As pessoas da nave só despertam do sono no ano de 2093, no qual chegam a seu objetivo: a lua LV-223. A partir dali segue o desenvolvimento da história onde o planeta será explorado através de uma de suas estruturas geológicas antigas.





 Parte 3 - Perigos adiante


 O que faz uma pessoa se prender no filme Prometheus são sim as coisas pegajosas que as vítimas deparam em meio a sua curiosidade e medo dentro de um planeta de natureza hostil. Em LV-223 não da para arrancar o capacete de astronauta pois não tem como respirar. Se tudo terminasse por aí já seria péssimo, pior e saber que qualquer criatura por lá ou até uma gosma negra podem causar uma morte trágica.





 Parte 4 - A gosma negra 


 A gosma negra (não explicada no filme) tem como papel macabro ser uma arma biológica de destruição em massa que pode dar um fim em toda a humanidade na Terra. Em cada ser humano ela causa algo diferente: no personagem Holloway ela o degenera 24 horas após sua exposição; em  Fifield ela o enlouquece tornando o num morto-vivo super forte; e a pior das vítimas, Dra.  Elizabeth Shaw, nem vou contar para não perder a graça.

 Posso dizer que uma das cenas mais marcantes, que prendeu minha atenção foi o que essa gosma negra fez com a doutoura Elizabeth: impressionante, e bastante alienígena para o meu gosto. 





 Parte 5  - O famoso monstro vagina alienígena


 Numa crítica lida por aqui na época em que esse filme foi lançado no cinema, o apelido já estava famoso em tudo quanto é canto onde se falasse de Prometheus. Esse é um tipo de monstro carnívoro  cujo gosto está em entrar dentro dos corpos para assim poder devorá-los. Seu modo de penetração é muito cruel. Na pior das situações de morte teria sido melhor suas vítimas terem sido mortas pelo Space Jockey do que por ele.




 Parte 6 - Space Jockey


 A história centraliza na busca de conhecer aqueles que criaram a humanidade, assim dissera a Dra. Elizabeth Shaw: quero conhecer quem nos criou. Porém com tantos perigos que foram aparecendo ela chega ao ponto de tirar o corpo fora e querer cair fora, mas é tarde demais.
A um momento anterior, o que Elizabeth tanto gostou foi saber que o DNA do Engenheiro (Space Jockey) é equivalente ao dos humanos.
Mas o que são os Space Jockeys? Em detalhes eles possuem cerca de 3 metros de altura, olhos negros, pele lisa e branca, e são carecas, e dotados de uma força física enorme; e nada amigáveis, sim implacáveis em acabar com aquilo que não vão com a cara: nós, os terráqueos. 

 Como observação:
Tolo homem, como aquele da imagem abaixo, achar que um Space Jockey vai passar a mão na sua cabeça e falar lhe - Venha tomar uma bebida em minha nave meu amigo. A que dó, pobre coitado.




 Parte 7 - A lula gigante


 Sou sincero que tanto o monstro vagina como essa lula são duas monstruosidades indesejáveis de se ter uma morte.
 Em detalhes: a lula é um tipo de Alien primitivo - que é capaz de contaminar a sua vítima via oral, onde a partir dali o resultado é - o nascimento de um alien saindo direto da barriga do hospedeiro.
 Que dor na barriga - imagine morrer dessa forma, ou ter um monstro vagina entrando pela sua boca e indo te matar lá dentro do seu organismo. Não existe destino pior do que esses dois. Ainda bem que tudo isso é pura ficção científica implantada num filme - nada real, tudo mentirinha.






 Ruim ou bom? Aí o ponto de vista é seu meu amigo

 É importante destacar que o filme Prometheus foi um choque para mim, pois quando foi foi feito a matéria de crítica aqui, era de algo lido na mídia, onde passamos no entender o que essa pessoa falava, e nisso se formou o título de uma máteira de nome: Prometheus - crítica negativa do filme.


 Entretanto o filme é excelente, nota 10 sim - pelo menos para aqueles que gostaram da história como eu.
 Digo claramente que fiquei preso neste filme do começo, meio ao fim - é isso que importa no filme: se a história consegue te prender é porque ela é boa. Se a história é parada ela é ruim. E os monstros do filme e o Space Jockey foram a chave para isso levar a ver os sobreviventes lutando pela sua salvação no momento onde tudo parece perdido para eles. Quantos vivem? Quantos morrem?
 Apesar da trama deixar certas explicações pendentes, o foco não está nisso, e sim nos personagens para com o lugar perigoso onde estão pisando.






 Assistam para conferir


 Pronto! Agora você, caso não tenha visto ainda, já sabe do que se trata esse filme. Na minha opinião Prometheus é um filme que necessita de uma continuação sim e de um roteiro melhor para que possa seguir em frente. Muita coisa ainda poderia ser dita, mas prefiro não falar para isso não tornar um spoiler 100% completo.